Projeto Sociais da Empresa

MANUAL DO PROPRIETARIO!

R2 Construtora e Incorporadora Ltda.MANUAL DO PROPRIETÁRIO1R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.Prezado Cliente,É com imensa satisfação que entregamos as chaves de seu imóvel que foi projetado com a mais alta qualidade e técnicas construtivas. Queremos agradecer por sua escolha em adquirir um de nossos empreendimentos, salientamos que para nós isto é motivo de muito orgulho e apreço. Este “Manual do Proprietário” tem o objetivo de informá-lo e familiarizá-lo com seu imóvel. Nele você encontrará informações importantes para a utilização e conservação de seu novo patrimônio. A entrega de uma obra é um evento especial, tanto para nossa construtora quanto para você enquanto proprietário que a receber. A celebração desse momento é muito importante, como uma resposta às expectativas geradas em todas as fases da aquisição, afinal a aquisição do imóvel demandou certos níveis de investimentos assim como momentos de expectativas o que culminou com a valorização do seu empreendimento. Mais uma vez agradecemos a confiança depositada em nossa empresa e colocamo-nos à sua disposição sempre que julgar necessário. Esperamos que nossos esforços tenham sido suficientes para propiciar-lhe um produto com qualidade superior.Atenciosamente,R2 CONSTRUTO R A & INCOPORADOR A LTDA.2R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA. ÍNDICE PÁGINA1. Sobre a Construtora e o Empreendimento ……………………………………………… 03 1.1 Equipe Técnica ………………………………………………………………………………………… 05 1.2 Fornecedores e Colaboradores …………………………………………………………………. 06 2. Introdução e Apresentação do Manual ………………………………………………….. 09 2.1 Manual de Operação, Uso e Manutenção do Imóvel ………………………………….. 10 2.2 Conservação, Manutenção e Durabilidade ………………………………………………… 11 2.3 Modificações e Reformas ………………………………………………………………………….. 12 3. Sistema Usos e Manutenções …………………………………………………………………. 13 3.1 Alvenaria Convencional ………………………………………………………………………….. 13 3.2 Coberturas, Lajes, Forros, Calhas e Rufos ………………………………………………. 15 3.3 Esquadrias de Madeiras, de Alumínios e Ferragens …………………………………. 20 3.4 Garagem, Estacionamento e Áreas Comuns……………………………………………… 23 3.5 Instalações Elétricas ……………………………………………………………………………….. 27 3.6 Instalações Hidros sanitárias …………………………………………………………………… 34 3.7 Louças e Metais Sanitários ………………………………………………………………………. 40 3.8 Pintura …………………………………………………………………………………………………… 42 3.9 Pisos e Azulejos ………………………………………………………………………………………. 44 3.10 Vidros …………………………………………………………………………………………………….. 50 4. Procedimentos de Emergência ………………………………………………………………. 51 4.1 Situações de Emergência …………………………………………………………………………… 51 5. Memorial Descritivo ……………………………………………………………………………… 53 6. Certificado de Garantia ………………………………………………………………………… 56 6.1 Garantias …………………………………………………………………………………………………. 57 7. Contatos e Assistência …………………………………………………………………………… 62 7.1 Contatos Importantes ………………………………………………………………………………… 623R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA. 1. Sobre a Construtora e o EmpreendimentoIniciamos nossas atividades em 2010, atuando na cidade de DIAMANTINA-MG no ramo da Construção Civil, Construção e Incorporação imobiliária, atuando principalmente na área de construção residencial, Casas e Apartamentos, destinados a todas as classes sociais, do MCMV (Programa Minha Casa Minha Vida) ao alto luxo. Procuramos ser reconhecida por um exigente padrão de atendimento e qualidade dos empreendimentos construídos e comercializados por nosso intermédio, atuando junto a todos os Bancos credenciados ao SFH, Sistema Financeiro Habitacional.Nosso foco e missão é satisfazer e superar as expectativas dos nossos clientes através de um atendimento diferenciado, de um produto de excelente qualidade a um preço justo, proporcionando tranquilidade, segurança e garantias a nossos clientes.Nossa Meta e visão é crescer de forma sustentável, ética e invejável, nos tornando referência em qualidade das construções, e agilidade no atendimento, consolidando nossa marca no mercado Local.Nossos maiores objetivos e valores são:  Satisfação dos nossos clientes, funcionários e colaboradores;  Valorização e respeito às pessoas e suas individualidades;  Responsabilidade social, moral e ética;  Respeito as Normas construtivas Federal, Estadual e Municipal.Somos a R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA, somos uma empresa devidamente registrada sob o CNPJ 18.463.201/0001-90, nossa sede está em Diamantina com escritório e endereço administrativo sediado na Rua Direita, número 120, sala 08, no Centro da cidade de Diamantina, Minas Gerais, Brasil.4R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.A nossa empresa é proprietária das unidades autônomas do Residencial VILA ROMA que é um empreendimento (Casas) com finalidade residencial, construído sob o Alvará de Construção número 107/2021 datado de 28 de abril de 2021 e sob o processo protocolado sob o número 3196/001/2021 e Habite-se de número 48/2021 expedido em 25 de agosto de 2021.Trata-se de um imóvel urbano cadastrado na inscrição municipal número 01.22.001.0025.001 e constituído pelo lote n°05, quadra n°01, com 25m de frente por 40m de fundos, gerando uma área total do terreno de 1000m2, situado na Rua das Pitangas, número 81, no Bairro Vista da Serra, na cidade de Diamantina, estado de Minas Gerais. Possuindo a área construída de 409,64m2 (Quatrocentos e nove metros quadrados e sessenta e quatro centímetros quadrados), e cujas divisas e medidas constantes de registro no Cartório de Registro de Imóveis da comarca de Diamantina, Minas Gerais.Em nosso empreendimento, além da cerimônia de entrega das chaves, a entrega do Manual de Uso do Imóvel também se torna marco relevante para proporcionar um serviço de qualidade e ser lembrado mesmo muito tempo depois do fechamento da venda. Estaremos sempre prontos para atendê-lo com profissionalismo, agilidade e qualidade através dodepartamento de Atendimento ao Cliente, pelos seguintes contatos: (38) 3531-3996 ou por e- mail: contato@jlconstrutoradiamantina.com.br.O Residencial VILA ROMA, cujas unidades residenciais são: 06 casas, sendo quatro unidades contendo 01 pavimento cada (casas 01, 02, 03 e 04), e duas unidades compostas de 02 pavimentos (casas 05 e 06). As unidades detentoras de 01 pavimento possuem como dependências: sala de estar e cozinha (padrão “tipo americano”), 02 quartos, 01 banheiro social, (a exceção é a casa número 04 que conta com 01 banheiro em um dos quartos (suíte)), as áreas de tanque/ lavanderia de todas as unidades são descobertas. As casas 03 e 04 tem, ainda, área “gourmet” (pia e churrasqueira) com cobertura). Já as unidades que comportam 02 pavimentos (as casas 05 e 06) possuem no térreo: sala de estar e cozinha (padrão “tipo americano”), 02 quartos, 01 banheiro social, área descoberta para tanque/ lavanderia e área lateral para garagem descoberta, juntamente com área “gourmet” (pia churrasqueira) com cobertura. No primeiro pavimento (andar superior) cada unidade possui 01 quarto, banheiro5R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.(suíte) e com acesso pelo quarto, têm-se ainda, 01 terraço com varanda (guarda-corpo) o acesso ao segundo piso é feito através de escadas com revestimento cerâmico (porcelanato) e bordas em granito natural verde Ubatuba e guarda-corpos e corrimãos em metalon pintados. Os acessos ao condomínio são feitos pela rua principal, Rua das Pitangas, número 81 sendo, ainda, que as casas de numeração 03, 04, 05 e 06 possuem garagens com entradas independentes pelo pátio interno através de portões de metal (eletrônicos) com dimensões de 3,20m x 1,80m de correr, e as casas 01 e 02 possuem portões de metal (eletrônicos) com dimensões de 3,10m x 2,30m de bascular com acesso pela rua principal.1.1 – EQUIPE TÉCNICAEngenheiro Responsável: Engenheiro Civil: Paulo Maurício Motta e Silva – CREA-MG: 32.512/D ART: 14202000000006384146Projeto Arquitetônico: Arquiteta e Urbanista: Jéssika Pires Soares Fonseca – CAU-MG: A134181-2 RRT: 0000009834679Projeto Elétrico: Engenheiro Eletricista: André Luis de Ávila – CREA-MG: 79.485/D ART: 14202000000006383408EQUIPE TÉCNICA DA EMPRESA / SUPORTEEngenheiro Acompanhamento de Obras: Engenheiro Civil: Juan Dias de Melo Gonçalves – CREA-MG: 255.190/D6R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.Projeto Arquitetônico: Arquiteta e Urbanista: Heloisa Bruzzi Freire – CAU-MG: A23493-1Projeto Combate Incêndio Arquiteta e Urbanista Flávia Cristina Simão Caldeira – CAU-MG: 207440-0Engenheiro Projetos (Estruturais): Engenheiro Civil: Boanerges Geraldo Arcanjo Pimenta – CREA-MG: 30.747/DProjeto Estrutural Engenheiro Civil: Estênio dos Santos Cordeiro – CREA- MG: 78.737/D1.2 – FORNECEDORES E COLABORADORESCOMERCIAL SOUZA LTDA. Av. Barão de Paraúna, 50 – Rio Grande – Diamantina – MG. CEP: 39100-000 – Fone: (38) 3531-3794.DISTRIBUIDORA EUGÊNIO E MENEZES LTDA. Largo Dom João, 82 – Dom João – Diamantina – MG. CEP: 39100-000 – Fone: (38) 3531-2990.PREMOLDADOS DIAMANTE LTDA. Travessa Rio Grande, 470 – Rio Grande – Diamantina – MG. CEP: 39100-000 – Fone: (38) 3531-2466.7R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.LAGOA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO LTDA. Rua Elvira Ramos Couto, 65 – Bom Jesus – Diamantina – MG. CEP: 39100-000 – Fone: (38) 3531-2858.INCEPA Av. Padre Natal Pigato, 974 – Campo Largo – PR. CEP: 83.607-240 – Fone: (41) 2105-2500.PORTOBELLO S.A Rodovia BR 101, Km 163 – Tijucas – SC. CEP: 88200-000 – Fone: (48) 3279-2222.DOCOL Matriz: Av. Edmundo Doubrawa, 1001 – Zona Industrial Norte – Joinville – SC. CEP: 89219-502 – Fone: 0800 474 333.FANTÁSTICO VIDROS EIRELLI R. Padre Joaquim de Souza Silva, 100 – Industrial, Contagem – MG. CEP: 32220-330 – Fone: (31) 3386-1700.PONTO DO BOMBEIRO R. Rio Grande do Sul, 320 – Centro, Belo Horizonte – MG. CEP: 30170-110 – Fone: (31) 3239-2200.NRC FERRAGENS AVP BOX EIRELLI R. Pôrto, 640 – São Francisco, Belo Horizonte – MG. CEP: 31255-080– Fone: (31) 2511-7400.RUSTINOX Avenida Dr. João Antunes de Oliveira, 1945, Taj Mahal Park (0,01 km), Diamantina – MG. CEP: 39100-000 – Fone: (38) 98811-3084.8R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.MADEIREIRA SANTOS Rua Teófilo Otoní, 22 – Centro, Diamantina – MG CEP: 39.100-000 – Fone: (38) 3531-3186.BH MADEIRAS Av. Barão Homem de Melo, 1329 – Jardim America, Belo Horizonte – MG CEP: 30460-090 – Fone: (31) 3371-8100.J.A MARMORARIA Rua Dr. Dilson de Quadros Godinho, no7, Tapeçaria, Diamantina – MG. CEP: 39100-000 – Fone: (38) 99838-0101.LOJA ELÉTRICA LTDA. Rua Guanabara, n – 10, Pavilhão 2 Kennedy – Ceasa Rodovia BR 040, Km 688, Contagem – MG. – CEP: 32150-340 – Fone: (31) 3359-9000.UNIVERSO ELETRICO Rua Otaviano Fabri, 220 – Vila Ermelinda, Belo Horizonte – MG. CEP: 31250-682– Fone: (31) 3071-3232.ELETRO AVENIDA Av. Silvio Felício dos Santos, 1082, Diamantina – MG. CEP: 39100-00 – Fone: (38) 3531-5344.AMANCO TUBOS E CONEXÕES Rua Barra Velha, 100, Bairro Floresta, Joinvile – SC. CEP: 89211-901 – Fone: 0800 701 8770.9R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.2. Introdução e Apresentação do ManualQuaisquer edificações, em determinadas circunstâncias, podem apresentar problemas causados por fatores internos, externos ou causados pela natureza.Fatores Internos: estes decorrem de falhas de utilização ou pelo esgotamento de sua vida útil.Fatores Externos: são advindos de ações impostas por fatores produzidos por terceiros, não previstos quando da execução da obra, podem ocorrer provocados por ações voluntárias ou involuntárias.Pela Natureza: este fator manifesta-se em falhas decorrentes de forças não provocadas diretamente pela ação humana, previsíveis ou não.O desempenho de qualquer construção decai ao longo do tempo, comprometendo a qualidade e a durabilidade da edificação, portanto, ocasionando a necessidade de manutenções periódicas, para que sejam restabelecidos os padrões desejáveis de conforto e solidez.Por esta razão, como ocorre com qualquer outro produto, a manutenção do seu imóvel, além da qualidade dos materiais empregados na construção, depende basicamente do uso adequado de seus equipamentos e componentes. Todos os dados constantes deste Manual fizeram parte da construção de seu imóvel.Apresentamos as principais definições técnicas e indicamos, de acordo com nossos fornecedores, quais as melhores orientações para os adequados usos e manutenções dos materiais e equipamentos empregados na obra. Portanto, neste sentido, é muito importante que você leia com atenção este Manual e o conserve sempre à mão para eventuais usos, quando necessário.10R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.Esse Manual tem como objetivo informar e orientar sobre as relações condominiais e dados técnicos do empreendimento, de maneira a proporcionar manutenção de seu imóvel e de todo seu espaço comum, como garagens, portões eletrônicos, instalações elétricas, limpeza de caixas d’água entre outros de grande importância na administração das questões diárias. Ele enumera todos os itens que fazem parte da construção, descrevendo os cuidados e procedimentos necessários para mantê-la conservada, bem como os direitos e deveres do proprietário na pós-ocupação. Por isso a leitura cuidadosa é de Grande importância.Seu imóvel foi construído de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), utilizando tecnologias avançadas e materiais selecionados de qualidade comprovada. A responsabilidade pela correta manutenção preventiva e conservação do mesmo passa a ser sua no instante do recebimento das chaves, independente das garantias que lhe são asseguradas pela Construtora.Ao promover qualquer tipo de modificação no imóvel, certifique-se antes da habilitação técnica dos executores e observe a lista de fornecedores e prestadores de serviços. A R2 Construtora e Incorporadora Ltda., não se responsabilizará por reformas executadas por terceiros que alterem o projeto e/ou especificações originais, implicando na perda da garantia direta e indireta das áreas modificadas.2.1 – MANUAL DE OPERAÇÃO, USO E MANUTENÇÃO DO IMÓVEL:Este Manual do Proprietário foi elaborado de acordo com as NBR 14037/11 e 5674/12 da ABNT e com o Código Brasileiro de Defesa do Consumidor – CDC (Lei no 8.078/90), possuindo as seguintes informações:  Características técnicas da edificação;  Indicação dos principais fornecedores;  Descrição dos procedimentos recomendáveis para melhor aproveitamento e manutenção;  Prevenção sobre a ocorrência de falhas e acidentes provocados pelo uso inadequado;  Orientações para contribuir com o aumento da durabilidade da edificação;11R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA. Descrição dos materiais utilizados.2.2 – CONSERVAÇÃO, MANUTENÇÃO E DURABILIDADE:A finalidade do Manual é familiarizá-lo com o funcionamento de seu imóvel que necessita de cuidados, revisões e manutenções preventivas, visando aumentar sua vida útil. Uma série de materiais foi utilizada na construção e a durabilidade poderá aumentar dependendo do uso correto e da boa conservação.Ao receber o imóvel, a responsabilidade pela manutenção e conservação passa a ser sua. Os proprietários das unidades autônomas têm a obrigação de fazer a manutenção contínua de seus imóveis e exigir do Condomínio que os mesmos cuidados sejam tomados em todas as áreas comuns da edificação.Neste sentido é bastante importante que este Manual seja lido com muita atenção. Depois, transmita as informações aos demais usuários do imóvel.Lembre-se: Qualidade não dispensa bons cuidados e correta utilização das instalações. Portanto, pessoas que desconhecem as técnicas de manutenção dos sistemas relacionados, podem causar danos irreversíveis nos mesmos. Providenciar sempre inspeção e execução dos serviços por técnicos ou empresas especializadas.Com relação ao Condomínio, o inquilino ou locatário, assim como seus funcionários, são obrigados a ter conhecimento e cumprir a Convenção de Condomínio e o Regimento Interno, devendo tal obrigação, constar expressamente dos contratos de locação, sob todos os aspectos. No que tange a utilização da edificação, o proprietário responde, solidariamente com o inquilino, pelos prejuízos que esse causar ao Condomínio.12R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.2.3 – MODIFICAÇÕES E REFORMAS:A reforma de um apartamento deve levar em conta as características gerais da construção. O proprietário somente poderá realizar obras e reformas complementares em seu imóvel, como colocação de armários embutidos, alteração de revestimentos, etc., após a entrega das chaves, quando assume total responsabilidade sobre o mesmo. É necessário, adotar alguns cuidados:  Comunicar ao síndico e montar esquema para retirada do entulho – que deverá estar ensacado – do apartamento, para não incomodar os demais moradores;  Como partes comuns do edifício, as fachadas não podem ser alteradas nos formatos, acabamentos e posicionamento de janelas e terraços. Alteração de fachada por Condomínio é proibida pela Lei 4.591/64;  Os pilares, vigas e lajes de concreto não podem ser alterados: há risco de se comprometer a estabilidade do edifício. Há que se respeitar os limites de carga para os quais se projetaram os elementos da estrutura;  Só confiar reformas ou obras em seu apartamento a empresas idôneas que tenham efetivo conhecimento técnico e apresentem anotação de responsabilidade técnica (ART);  Haverá perda da garantia, nos itens que forem reformados e ou alterados pelo proprietário.Nota Importante: Ressalta-se ainda a importância de se preservar e atentar para os formulários que se encontram constantes nos Anexos deste Manual do Proprietário, inclusive no que se refere ao intitulado “Convenção de Condomínio”, onde estão orientações importantes como deixar claro que a conservação das áreas comuns também faz parte das responsabilidades dos moradores. O regulamento interno do condomínio discrimina atividades necessárias para essa manutenção, assim como as orientações para rateio de seus custos. A participação individual de cada morador na conservação e uso adequado, não danificando qualquer parte das áreas comuns ou equipamentos coletivos também é condicionante para a preservação do imóvel.13R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.As normas estabelecidas na conservação do condomínio e no regulamento interno devem ser cumpridas por todos os moradores, independentemente de ser o proprietário ou apenas um usuário do imóvel. Faz parte ainda das orientações à aplicação e o fomento das regras de boa vizinhança.3. SISTEMAS, USOS E MANUTENÇÕES3.1 – ALVENARIA CONVENCIONALA alvenaria convencional, como no Residencial VILA ROMA, é o método construtivo mais adotado no Brasil para obras residenciais. Funciona como um “esqueleto” formado a partir da combinação de pilares, lajes e vigas em composição principal de concreto armado. As paredes servem para fechamento e separação de ambientes. O peso é absorvido pelo sistema de pilares, lajes e vigas. Contudo recomenda-se tomar algumas medidas em caso de intervenções físicas no imóvel.Em caso de reforma, NÃO executar demolições e/ ou acréscimos sem prévia consulta aos projetos por profissional competente credenciado pelo CREA e com sua respectiva ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).As paredes são revestidas com diversos materiais, de acordo com a destinação de cada cômodo e abrigam as instalações do seu imóvel e das áreas comuns. Pequenas variações de temperatura podem promover eventualmente a ocorrência de fissuras. Isso é comum e não compromete a segurança estrutural da construção. Nas paredes externas, as eventuais pequenas fissuras que surgirem, não provocando infiltrações para o interior da edificação, são consideradas aceitáveis. Foram executadas paredes em tijolos furados revestidos com argamassas e gesso e também pilares e vigas de concreto e armadura de aço, com função estrutural.14R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.Cuidados de Uso e Manutenção Rotineira  Antes de perfurar as paredes, consultar projetos e detalhamento do imóvel, evitando deste modo a perfuração de tubulações de água, energia elétrica e ou gás nelas embutidas. Certificar-se de que, no local escolhido, não existam vigas ou pilares, para tanto é importante observar os projetos e croquis, inclusive o anexo (Vistas das Tubulações) que acompanham este Manual do Proprietário;  Manter os ambientes ventilados, para que não ocorra mofo proveniente da condensação por deficiência de ventilação;  Para melhor fixação de acessórios, na hora de perfurar as paredes: usar sempre buchas com parafusos adequados, evitando os pregos; não fazer furos perto dos quadros de distribuição de luz.Inspeção Prevista  Inspecionar a integridade da alvenaria e reconstituir, onde necessário: a cada ano;  Vistoriar, certificando-se da não proliferação de fungos, inexistência de furos e aberturas de vãos não previstos no projeto original e impacto na alvenaria: a cada ano;  Vistoriar as alvenarias quanto à existência de sobrecarga devido à fixação de estantes, prateleiras, armários, etc.: a cada ano.Responsável  Profissional capacitado / empresa especializada.Garantia Declarada  Garantia de 05 (cinco) anos, quanto à solidez, segurança e integridade.Perda da Garantia  Demolição de paredes ou mudança da posição original;  Abertura de vãos não previstos no projeto original;  Fixações não previstas;  Sobrecargas;  Impactos não previstos ou acima da carga permitida;15R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA. Substituição do revestimento ou alteração da cor da fachada que acarrete maior absorção de calor e humidade;  Retirada total ou parcial de qualquer elemento estrutural, pois poderá abalar a solidez e segurança da edificação;  Não comunicação de ocorrência de infiltrações;  Se não forem tomados os cuidados de uso ou não forem feitas as manutenções previstas por empresa especializada.3.2 – COBERTURAS, LAJES, FORROS, CALHAS E RUFOSESTRUTURA E LAGESO Residencial VILA ROMA foi construído com alvenaria convencional, utilizando-se lajes de isopor, (a laje de isopor nada mais é do que uma laje nervurada cujas nervuras são preenchidas por blocos de poliestireno expandido (EPS), que substituem as lajotas cerâmicas por peças de dimensões equivalentes em EPS), pilares e vigas em concreto armado.Nota: Em caso de demolições das paredes é importante tomar medidas que resguardem a integridade da edificação como prévia consulta aos projetos por profissional competente credenciado pelo CREA e com sua respectiva ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).A fundação utilizada na obra foi abertura de tubulões e sapatas corridas, preenchimento com armaduras de aço e concreto armados.Cuidados de Uso e Manutenção Rotineira  O projeto das lajes foi executado de forma a suportar sobrecargas de até 150kg / m2. Por isso, evitar concentração de carga acima desse limite;  Em caso de reforma, não executar qualquer tipo de intervenção nos elementos estruturais (vigas, pilares, lajes e cortinas);16R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA. Na ocorrência de infiltração de água, corrigir imediatamente o problema. A permanência prolongada dessa anomalia pode comprometer a estrutura em concreto armado, com deterioração da armação (ferragem);  Não expor a superfície do concreto ao contato direto de matéria orgânica, substâncias ácidas e produtos químicos;  Não submeter a carregamentos acima dos permitidos;  Evitar exposição das superfícies de concreto ao fogo.Inspeção Prevista  Verificar a integridade da estrutura (lajes, vigas e pilares), conforme ABNT NBR 6118/2003 e NBR14931/2004: a cada ano;  Verificar o aparecimento de manchas superficiais no concreto: a cada ano;  Verificar a descoloração do concreto: a cada ano;  Verificar o aparecimento de estalactites e estalagmites nos tetos e pisos de concreto: a cada ano.Responsável  Profissional capacitado / empresa especializada.Garantia Declarada  Integridade física superficial do concreto (brocas e vazios): 01 (um) ano;  Pinturas superficiais das estruturas: 02 (dois) anos;  Integridade física superficial do concreto no tocante à formação de estalactites e estalagmites: 05 (cinco) anos;  Segurança, solidez e estabilidade global: 05 (cinco) anos.Perda da Garantia  Abertura de vãos não previstos no projeto original;  Reforma ou alteração sem aprovação da Construtora;  Ocorrência de sobrecargas nas estruturas além dos limites normais de utilização previstos no projeto;17R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA. Fixações não previstas. Antes de perfurar, certificar-se de que não irá atingir nenhum sistema e de que não comprometerá qualquer elemento estrutural;  Remoção do revestimento;  Ocorrência de infiltrações;  Se não forem tomados os cuidados de uso ou não forem feitas as manutenções previstas por empresa especializada.FORRO DE GESSOInstalados abaixo das lajes, destinam-se a encobrir tubulações (elétricas, hidráulicas, telefônicas etc.) ou decorar os ambientes. O local de instalação dos forros está detalhado na Tabela de Materiais neste Manual. As partes das áreas internas receberam aplicação de gesso. O forro de gesso acartonado ou “drywall”, utiliza chapas de gesso produzidas industrialmente por meio de uma mistura de gesso, água e aditivos. Geralmente, é utilizado em ambientes onde se deseja um acabamento final mais moderno e sofisticado sendo muito empregado em banheiros, cozinhas, salas e etc., sobretudo em locais onde se pretende mudar os padrões de iluminação como as lâmpadas embutidas, além de propiciar o rebaixamento tornando o ambiente com aparência mais aconchegante e possuem ainda a função de ocultar tubulações, caixas sifonadas e etc.Cuidados de Uso e Manutenção Rotineira  Deve-se evitar qualquer tipo de impacto direto sobre o forro;  O contato com a água faz com que o forro de gesso se decomponha. Não molhar;  Os forros não aguentam excesso de peso, por isso, não fixar ganchos, lustres ou suportes para pendurar vasos ou qualquer outro objeto;  Em luminárias com peso superior a 01 kg pontual deverá ser previsto reforço;  A fixação dos spots deve ser feita com 40 cm de espaçamento entre eles e aplicados com buchas para drywall;  Para a limpeza do forro de PVC, quando for o caso, recomenda-se utilizar somente sabão neutro e água. Caso seja necessário remover sujeiras mais incrustradas, pode-se utilizar produtos de limpeza mais específicos. Neste caso, após a aplicação desses18R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.produtos, é indispensável passar pano úmido para completa remoção do produto de limpeza utilizado;  O bolor (mancha) que costuma aparecer no teto do banheiro é causado pela umidade. Para evitá-lo, manter as janelas abertas durante e após o uso do ambiente. Caso apareça, usar água sanitária e água, na proporção 1:10 para removê-lo.Inspeção Prevista  Repintar os forros de banheiro: a cada ano;  Verificar a deterioração da pintura existente: a cada 02 (dois) anos;  Verificar a condição dos pontos embutidos: a cada 02 (dois) anos;  Verificar a existência de fissuras: a cada 02 (dois) anos.Responsável  Profissional capacitado / empresa capacitada.Garantia Declarada  Trincados, riscados ou manchados: no ato da entrega;  Fissuras por acomodação dos elementos estruturais e de vedação: 01 (um) ano.Perda da Garantia  Umidade relativa do ar no ambiente superior a 90% por mais de 03 (três) horas consecutivas;  Aplicação direta de água sobre a superfície;  Incidência de cargas e impactos não previstos;  Aquecimento superior a 40oC por luminárias ou outros;  Se não forem tomados os cuidados de uso ou não forem feitas as manutenções previstas por empresa capacitada.19R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA. SISTEMA DE COBERTURA – ESTRUTURA, TELHAS E RUFOSO Residencial VILA ROMA foi construído com sistema de cobertura do tipo Cerâmica Colonial Portuguesa “Monte Carmelo” telha “vermelha”, este sistema necessita inclinação mínima de 30%, tamanho aproximado de 41cm, consumo médio de 17un/ m2, peso de 40,8kg/ m2. A telha cerâmica é, de longe, a mais utilizada no Brasil, sendo uma das mais antigas formas empregadas na cobertura de edificações, por todo o país. Conta a seu favor, o fato de proporcionarem uma ótima barreira térmica, que faz com que o local fique com o ambiente interno mais fresco que o meio externo, além de serem ideais para proteção das edificações contra a ação de intempéries, tais como: chuvas, ventos e proteção contra a luz e o calor.Componentes:  Estrutura de engradamento: Madeira Serrada de Eucalipto (nas partes aparentes do telhado); Madeira Eucalipto “In natura” nas partes Internas – embutidas;  Telhas: Cerâmica Colonial tipo Portuguesa 41cm x 23,7cm marca “Monte Carmelo”;  Rufos: Chapa galvanizada;  Calhas: Chapa galvanizada.Vida útil prevista: Período aproximado de 8 a 12 anos.Inspeção Prevista  Limpar os telhados, evitando sobrecargas e acúmulo de umidade.  Não andar sobre as telhas.  Estrutura de engradamento Estrutura de madeira:  Revisão da integridade física.  Revisão das ligações entre as peças: parafusadas, pregadas, coladas ou por entalhe;  Calhas e rufos:  Limpeza periódica de calhas e rufos.  Verificação do nível de corrosão de todos os materiais metálicos.  Verificação da existência de acúmulo de água em calhas e rufos, bem como entupimentos por folhas, etc.;  Telhas:  Verificação da integridade física das telhas e substituição das peças trincadas ou quebradas.20R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.Responsável  Profissional capacitado / empresa especializada.Garantia declarada  Calhas, instalação – 01 ano;  Rufos, instalação – 01 ano;  Sistema de cobertura, instalação – 01 ano;  Telhas de Cerâmica Colonial, estanqueidade – 05 anos;  Estrutura de engradamento em madeira – 05 anos;Perda da garantia  Deterioração do sistema de cobertura devido a impactos indesejáveis causados por lançamento de objetos ou trânsito de pessoas sobre o telhado;  Reforma ou alteração sem aprovação da construtora;  Retenção localizada de água na estrutura, suas ligações, calhas e rufos;  Fixações não previstas. Se não forem tomados os cuidados de uso ou não forem feitas as manutenções previstas por profissional ou empresa habilitada.3.3 – ESQUADRIAS DE MADEIRA, DE ALUMÍNOS E FERRAGENSConstituem-se de: marcos, alisares, batentes e portas, bem como as ferragens que as compõem. Foram instaladas no Residencial VILA ROMA, marcos e portas prontas de pranchetas de Madeira Angelin nos quartos e banheiros. Já as portas de Entrada e Cozinha são de Almofadas de Madeira Tauari, (O Tauari, cujo nome científico é Couratari spp., da família Lecythidaceae, popularmente também é chamado de tauari-amarelo, tauari-morrão, imbirema e estopeiro. O Tauari é um dos tipos de madeira mais claros, tendo a coloração variável entre branco-amarelado e bege-amarelado-claro), as especificações estão na Tabela de Materiais de Acabamento neste Manual.21R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.Cuidados de Uso e Manutenção Rotineira  A limpeza deve ser feita com um pano seco. Não molhar nenhum componente de madeira;  Não utilizar, detergentes contendo saponáceos, esponjas de aço ou qualquer outro material abrasivo;  Evitar bater as portas. As batidas causam trincas na madeira e na pintura, além de danificar sua estrutura;  Devem ser providenciados batedores de porta, a fim de não prejudicar as paredes e maçanetas;  Procurar mantê-las fechadas para evitar que com o tempo e principalmente com o sol as mesmas empenem;  Ao limpar os pisos dos banheiros, tomar cuidado com a umidade na parte inferior das portas e alisares, evitando danos à madeira e ao acabamento com selador e verniz;  Lubrificar periodicamente as dobradiças e fechaduras com pequena quantidade de grafite em pó. Nunca utilizar óleos lubrificantes.Inspeção Prevista  Revisar o estado do verniz, pintura e/ou cera e, se necessário, pintar, encerar, envernizar ou fazer tratamento recomendado pelo fornecedor – a cada ano;  Inspecionar a integridade física: a cada ano;  Verificar a ocorrência de vazamentos: a cada ano;  Apertar parafusos aparentes dos fechos, dobradiças e maçanetas: a cada ano;  Regular o freio (quando houver): a cada ano.Responsável  Profissional capacitado / empresa capacitada.Garantia Declarada  Peças com sinais de rachaduras: no ato da entrega;  Peças com sinais de empeno, descolamento, fixação e defeitos que comprometam sua finalidade e funcionalidade: 01 (um) ano.22R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.Perda da Garantia  Ausência de revestimento protetor;  Fixação de materiais sobre sua estrutura;  Uso de líquidos para limpeza ou exposição à umidade;  Ocorrência de impactos ou perfurações;  Se não forem tomados os cuidados de uso ou não forem feitas as manutenções previstas por empresa capacitada.FERRAGENS DAS ESQUADRIASCuidados de Uso e Manutenção Rotineira  Periodicamente lubrificar as fechaduras e dobradiças com grafite em pó. Nunca utilizar óleo, mesmo mineral, para lubrificá-las;  Durante a realização de obras e reparos, de modo geral, proteger as ferragens com plástico. Evitar o emprego de fitas adesivas tipo “crepe”, pois possuem cola de difícil remoção que podem causar danos ao acabamento;  Para a limpeza das ferragens e fechaduras utilizar flanela, evitando qualquer tipo de produtos quimicamente agressivos que poderão ocasionar a remoção do verniz, bem como aparecimento de manchas;  Evitar bater as portas, pois, além de causar trincas na madeira e na pintura, as batidas poderão ocasionar danos às fechaduras. Se isso ocorrer, verificar a necessidade de reapertar os parafusos e o pino central das dobradiças para que estejam sempre em local correto.Inspeção Prevista  Lubrificar com grafite em pó as dobradiças, rótulas, etc.: sempre que necessário;  Apertar os parafusos aparentes dos fechos: a cada ano;  Apertar os parafusos aparentes das maçanetas: a cada ano;  Regular o freio (quando houver): a cada ano.23R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.Responsável  Profissional capacitado / empresa capacitada.Garantia Declarada  Amassados, riscados ou manchados: no ato da entrega;  Acabamento soltando: 01 (um) ano;  Funcionamento: 01 (um) ano;  Desempenho do material (falhas de fabricação): 01 (um) ano.Perda da Garantia  Caso ocorra aplicação de abrasivos;  Se for constatada a ocorrência de pancadas;  Se for feita qualquer mudança nas ferragens, e se for feita qualquer mudança em seu acabamento, que altere suas características originais;  Se não forem tomados os cuidados de uso ou não forem feitas as manutenções previstas por empresa capacitada.3.4 – GARAGEM, ESTACIONAMENTO E ÁREAS COMUNSO Residencial VILA ROMA possui, para cada casa, 01 (uma) vaga para estacionamento descoberto com piso de cimentado intertravado, sendo, portanto, 06 vagas no total, na área privativa de cada unidade no Térreo. Toda e qualquer área fora do domínio de cada unidade residencial é de propriedade do condomínio, não devendo ser ocupada ou destinada a outro uso. As vias de acesso e manobras, quando for o caso, não devem ser utilizadas como vagas ou apropriadas indevidamente, pois, todos tem o direito de ingressar e sair com seu automóvel, sem necessidade de movimentar veículos de outros condôminos.Cuidados de Uso e Manutenção Rotineira  Na higienização, evitar produtos químicos para não danificar os pisos cimentados e do tipo pavimento intertravado (paralelepípedos), “Pavimento intertravado é um tipo de piso feito com blocos de concreto pré-fabricados, assentados sobre uma camada de24R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.areia e travados entre si por contenção lateral e por atrito entre as peças. O piso é permeável, oferece excelentes ganhos ambientais e pode ser utilizado em vários lugares”. Após a limpeza, direcionar a água para os ralos e secar os pisos, quando necessário, cuidados essenciais devem ser tomados também com as partes compostas por gramas batatais, que estão localizadas em cada unidade no pátio interno de cada unidade e também ao lado da entrada de cada residência (entrada social);  Utilizar produtos apropriados para limpeza de graxas e óleos, quando necessário, e somente no local atingido.AUTOMAÇÃO DOS PORTÕESO Residencial VILA ROMA conta com 01 (hum) portão eletrônico de entrada e saída para o condomínio, ao lado deste portão principal possui um outro portão para a entrada social (pedestres) com acesso ao condomínio. Cada casa conta com um portão de acesso às garages particulares de cada unidade com dimensões de 3,20m x 1,80m nas casas 03, 04, 05 e 06 e nas casas 01 e 02 portões com dimensões 3,10m x 2,30m, são portões automáticos, modelos deslizantes e de bascular respectivamente, os portões das garagens funcionam através de motores. O portão de acesso social é de bascular e tem um sistema eletrônico com interfones e trava elétrica, sistema automatizado, bem como os demais portões.NOTA: Sugere-se contrato de manutenção com empresa capacitada.Cuidados de Uso e Manutenção Rotineira  Todas as partes móveis, tais como: roldanas e dobradiças, devem ser mantidas limpas, isentas de ferrugem, lubrificadas ou engraxadas;  Completar os comandos de operação, evitando a inversão instantânea no sentido de operação do portão, quando for o caso;  Evitar colocar o controle remoto em locais sujeitos à umidade ou ao calor excessivo, quando for o caso;  Somente acionar o controle quando o portão estiver visível, certificando-se da ausência de pessoas ou objetos no percurso do mesmo, quando for o caso.25R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.Portão deslizante e ou de bascular: em caso de defeito de funcionamento e/ou falta de energia, você pode alternar facilmente o funcionamento do sistema do modo automático para o manual e vice-versa, se for o caso: 1. Destravá-lo com a chave, girando no sentido horário; 2. O portão estará livre para ser empurrado manualmente; 3. Com o retorno da energia ou feito o reparo, voltar a chave para posição original, girando no sentido anti-horário. 4. No caso do portão de bascular, basta destravar a peça que liga o braço metálico ao componente que se conecta ao motor, após é claro remover o pino, parafuso ou cadeado que trava o dispositivo de encaixe.NOTA: Os equipamentos de automação foram adquiridos de empresa especializada que realizou estudos técnicos e instalou o equipamento mais indicado. Mas é importante ressaltar que sem a devida manutenção/ lubrificação dos itens de rolamento, por parte do Condomínio, ocorrerá uma sobrecarga dos motores, danificando-os.Inspeção Prevista  Manutenção geral dos sistemas, conforme instruções do fornecedor: a cada mês;  Execução da regulagem eletromecânica nos componentes e lubrificações por empresa capacitada: a cada 06 (seis) meses.Responsável  Empresa capacitada.Garantia Declarada  Desempenho do equipamento: especificado pelo fabricante (entende-se por desempenho de equipamentos e materiais sua capacidade em atender aos requisitos especificados em projetos, sendo o prazo de garantia o constante nos contratos ou manuais específicos de cada material ou equipamento entregue ou 06 (seis) meses: o que for maior);26R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA. Instalação: 01 (um) ano.Perda da Garantia  Danos causados por colisões;  Qualquer alteração do sistema;  Ocorrência de pane no sistema eletroeletrônico e fiação, causadas por sobrecarga de tensão ou descargas atmosféricas;  Tracionamento excessivo de cabos;  Se não forem tomados os cuidados de uso ou não forem feitas as manutenções previstas por empresa capacitada;  Sistema danificado em consequência de descarga atmosférica.INTERFONIA E SISTEMA DE SEGURANÇAO Residencial VILA ROMA possui sistema de interfones, composto por central instalado na Entrada Principal (Entrada social), e aparelho de interfone instalado na cozinha / sala de cada casa. O sistema permite contato entre a parte externa (portaria) e as unidades residenciais. A integridade dos aparelhos no interior das unidades é de responsabilidade de cada proprietário. O Residencial tem ainda, um sistema de proteção composto por Cerca elétrica e Central de comando do sistema (alarmes) da marca JFL ECR – 18 Plus, as cercas estão instaladas sobre os muros divisórios que delimitam os domínios do condomínio.Cuidados de Uso e Manutenção Rotineira  Para limpeza, usar pano umedecido com álcool;  Nunca jogar água na parede onde o mesmo está instalado;  Ao desligar, verificar se o mesmo ficou bem encaixado na base.Inspeção Prevista  Verificar o funcionamento, conforme instruções do fornecedor: a cada mês;  Revisar as conexões, aparelhos e central com empresa capacitada: a cada 06 (seis) meses.27R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.Responsável  Profissional capacitado / empresa capacitada.Garantia Declarada  Desempenho do equipamento: especificado pelo fabricante, entende-se por desempenho de equipamentos e materiais sua capacidade em atender aos requisitos especificados em projetos, sendo o prazo de garantia o constante nos contratos ou manuais específicos de cada material ou equipamentos entregues;  Instalação: 01 (um) ano;  Equipamento: especificado pelo fabricante.Perda da Garantia  Manutenção executada por mão de obra não capacitada;  Qualquer alteração no sistema;  Ocorrência de pane no sistema eletroeletrônico e fiação, causadas por sobrecarga de tensão ou descargas atmosféricas;  Se não forem tomados os cuidados de uso ou não forem feitas as manutenções previstas por empresa capacitada.3.5 – INSTALAÇÕES ELÉTRICASAs Instalações Elétricas no Residencial VILA ROMA foram projetadas de acordo com as normas técnicas vigentes, visando o equilíbrio do sistema e possibilitando a utilização simultânea dos aparelhos elétricos necessários e usuais em residências. A entrada de energia e o conjunto de medição foram vistoriados e validados pela concessionária. O conjunto elétrico é protegido por sistema de aterramento próprio e por disjuntores DRs (diferencial residual) seguindo exigências das normas técnicas. Esses interruptores identificam fuga de corrente no circuito – o que significa que há perda de energia no trajeto – em virtude de contato indevido da rede com pessoas ou objetos estranhos a ela. Cada proprietário poderá, por sua conta, contratar seguros próprios para proteção adicional de seus equipamentos eletrônicos.28R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.As instalações elétricas são compostas basicamente de:  Medidores: os medidores individuais dos apartamentos, localizados na parte externa acoplados no muro divisório com a parte frontal do condomínio;  Quadros de distribuição dos circuitos elétricos contendo todos os disjuntores que protegem os diversos circuitos elétricos do seu imóvel – localizados no interior da edificação, conforme Tabela de Materiais neste Manual – e os do Condomínio localizados nas áreas de circulação (hall);  Conjunto de fios, tomadas, disjuntores, interruptores, pontos de luz e acessórios.Tendo em vista que cada circuito foi executado para atender a certa demanda de carga em Watt (W), é expressamente proibido e muito perigoso ultrapassá-la. Cada unidade residencial possui um Quadro de Distribuição de Circuitos (QDC) que protege os circuitos elétricos, localizado no interior da residência. Este quadro foi rigorosamente projetado e executado dentro das normas de segurança, não podendo ter suas chaves alteradas por outras de diferente capacidade.Os banheiros possuem previsão para instalação de chuveiro elétrico para 220V e potência máxima de 5800W.No caso de desarme de algum circuito efetuar a religação no quadro. Caso torne a desarmar, desligar o mesmo e chamar um técnico habilitado para resolver o problema. Na eventualidade de uma sobrecarga, o disjuntor de proteção do circuito desarmará automaticamente, interrompendo o fornecimento de energia. Neste caso, bastará religá-lo e tudo voltará ao normal. Quaisquer alterações que importem em acréscimo de carga (acréscimos de pontos de luz, instalação de aparelhos com potência não prevista em projeto, etc.), desequilibram o sistema e são de inteira responsabilidade do proprietário.SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA: Apesar dos riscos de incêndio serem menores em edifícios residenciais, eles podem ser provocados por descuidos e imprudências. Cuidado ao29R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.sobrecarregar os circuitos elétricos, ao fazer reformas e reparos, ao utilizar aparelhos elétricos (principalmente o ferro de passar roupas), ao manusear o gás e ao usar o fogo.Cuidados de Uso e Manutenção RotineiraParte da instalação não funciona:  Verificar no quadro elétrico se o disjuntor daquele circuito não está desligado. Em caso afirmativo, religá-lo;  Se ao religá-lo ele voltar a desarmar, solicitar a assistência de um técnico habilitado, pois podem ocorrer as 02 (duas) possibilidades abaixo: 1. O disjuntor está com defeito e deverá ser substituído por outro. (Obs.: nunca simplesmente substituir o disjuntor por outro de maior capacidade); 2. Existe algum curto circuito/sobrecarga na instalação e será necessário reparo.Diferencial Residual (DR) desarmando com frequência, mesmo sem causa aparente:  Verificar no quadro de distribuição se o DR não está desligado. Em caso afirmativo, religá-lo;  Verificar se não existe nenhum aparelho conectado ao circuito em questão com problema de isolamento ou mau contato que possa causar fuga de corrente;  Se ao religá-lo ele voltar a desarmar, solicitar a assistência de um técnico habilitado, pois podem ocorrer: 1. Fuga de corrente em equipamentos (carcaças, chuveiros sem blindagem); 2. Anomalia interna da instalação.A desativação ou remoção do dispositivo DR significa a eliminação de medida protetora contra choques elétricos e risco de vida para os usuários da instalação.Disjuntores do quadro de distribuição desarmando com frequência  Procurar sempre um profissional competente;30R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA. Verificar se existe algum mau contato elétrico (conexões frouxas), ocorrência rotineira que é sempre fonte de calor e afeta o funcionamento dos disjuntores. Neste caso, um simples reaperto nas conexões resolverá o problema;  Outra possibilidade é que o circuito esteja sobrecarregado com a instalação de novas cargas cujas características de potência são superiores às previstas no projeto. Tal fato é rigorosamente proibido;  Verificar se não existe nenhum aparelho conectado ao circuito em questão com problema de isolamento ou mau contato que possa causar fuga de corrente.Tomadas  Não conectar nas tomadas equipamentos com potência superior às capacidades delas, previstas em projetos.Não utilizar benjamins (dispositivos que possibilitam a ligação de vários aparelhos em uma tomada) ou extensões com várias tomadas, pois elas provocam sobrecargas.Superaquecimento do quadro de distribuição  Procurar sempre um profissional competente;  Verificar se existe algum disjuntor com aquecimento acima do normal. Isto pode ser provocado por mau contato interno do disjuntor, devendo o mesmo ser imediatamente desligado e substituído;  Outra possibilidade é que o circuito esteja sobrecarregado com a instalação de novas cargas cujas características de potência são superiores às previstas no projeto. Tal fato deve ser rigorosamente evitado.Chuveiro elétrico não esquenta a água  Verificar se o equipamento (chuveiro) é compatível com o DR;  Procurar sempre um profissional competente;  Verificar se o disjuntor no quadro de distribuição está desarmado; caso esteja, deve-se religá-lo;31R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA. Se persistir o problema, verificar se não ocorreu a queima da resistência do chuveiro elétrico. Se for o caso deve-se substituí-la;  Verificar se o DR está desarmado. Caso esteja deve-se religá-lo; se persistir o problema, verificar a compatibilidade do chuveiro elétrico com o DR (chuveiros com resistências blindadas). Se for o caso, deve-se substituí-lo;  As potências máximas permitidas para os pontos de utilização estão indicadas no projeto elétrico;  No caso de sobrecarga momentânea, o disjuntor do circuito atingido se desligará automaticamente. Neste caso bastará religá-lo para que o circuito volte a funcionar. Caso volte a desligar, é sinal de que há sobrecarga contínua ou que está ocorrendo um curto em algum ponto.Devido às suas próprias características, as instalações elétricas, uma vez energizadas, mantêm inalteradas as condições iniciais de funcionamento. Quaisquer irregularidades posteriores provavelmente serão causadas por modificações ou ligações introduzidas inadequadamente.NOTA: Em todos esses casos, procurar sempre um profissional competente.Na falta de energia elétrica:  Verificar se há realmente falta de abastecimento elétrico ou se houve somente um curto-circuito e desarme de algum disjuntor da área;  Se for desarme de algum disjuntor, identificá-lo para posterior conserto.Inspeção Prevista  Testar disjuntores, contatos e sistemas complementares. Se necessário, efetuar reparos a cada 06 (seis) meses;  Quadro de distribuição de circuitos, inspeção a cada ano: 1. Medir corrente em cada circuito; 2. Manobrar todos os disjuntores; 3. Verificar o status dos dispositivos protetores de surto (DPS) instalados; 4. Apertar todas as conexões;32R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.5. Testar o DR através de botão de teste; 6. Verificar se não existe aquecimento excessivo; 7. Todos os quadros de distribuição de circuitos deverão possuir suas partes energizadas inacessíveis e espaços reservas conforme o projeto; 8. Os quadros devem estar livres e desimpedidos, não podendo ser estocado nenhum tipo de material que impeça seu acesso.  Tomadas, interruptores e pontos de luz: inspecionar a cada 02 (dois) anos:  Reparar conexões e verificar estado dos contatos elétricos. Substituir as peças que apresentem desgastes: a cada 02 (dois) anos.Responsável  Profissional capacitado / empresa especializada.Garantia Declarada  Tomadas, interruptores e disjuntores: fabricante.Material: 1. Espelhos danificados ou mal colocados: no ato da entrega. 2. Mau desempenho do material: declarada pelo fabricante.Serviço: 1. Instalações elétricas: 03 (três) anos. 2. Equipamentos: 01 (um) ano.Perda da Garantia  Se for feita qualquer mudança no sistema de instalação que altere suas características originais;  Se for evidenciado a substituição de disjuntores por outros de capacidade diferente da instalada e especificada em projeto;  Se for evidenciado o uso de eletrodomésticos danificados, chuveiros ou aquecedores elétricos sem blindagem, desarmando os disjuntores e DR;33R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA. Se for constatada a sobrecarga nos circuitos devido à ligação de vários equipamentos ligados ao mesmo tempo no mesmo circuito (Inclusive uso de plugues e benjamins);  Temperatura de trabalho com equipamentos superior a 60oC;  Se não forem tomados os cuidados de uso ou não forem feitas as manutenções previstas por empresa especializada.SENSOR DE PRESENÇASistema que visa economia de energia elétrica, evitando que as lâmpadas fiquem constantemente acesas sem necessidade. Os sensores de presença acionam a iluminação do ambiente automaticamente quando da passagem de pessoas ou veículos.O Residencial VILA ROMA conta com um sistema de sensores para alimentação das lâmpadas e iluminação externa e das áreas comuns como o pátio em frente a cada residência (circulação).NOTA: A manutenção do sistema de iluminação automática é de responsabilidade do Condomínio e só deve ser realizada por técnico especializado.Cuidados de Uso e Manutenção Rotineira  Nunca jogar água diretamente nas instalações elétricas. Para limpeza, utilizar pano úmido;  No caso de limpeza, deve-se: colocar as “minuteiras”, quando for o caso, no modo permanente e após o serviço voltar à posição “minuteira”.Inspeção Prevista  Revisar e testar o funcionamento dos equipamentos e componentes: a cada 02 (dois) meses.Responsável  Profissional capacitado / empresa especializada.34R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.Garantia Declarada  Desempenho do equipamento: especificado pelo fabricante (entende-se por desempenho de equipamentos e materiais sua capacidade em atender os requisitos especificados em projetos, sendo o prazo de garantia constante nos contratos ou manuais específicos de cada material ou equipamento entregue, ou 06 (seis) meses: o que for maior);  Instalação: 01 (um) ano.Perda de Garantia  Qualquer mudança no sistema que altere suas características originais;  Ocorrência de pane no sistema eletroeletrônico e fiação, causados por sobrecarga de tensão ou descargas atmosféricas;  Ocorrência de curto-circuito;  Se não forem tomados os cuidados de uso ou não forem feitas as manutenções previstas por empresa especializada.3.6 – INSTALAÇÕES HIDROS SANITÁRIASO Residencial VILA ROMA conta com sistema de alimentação, reserva e distribuição de água da rede pública / concessionária e coleta e lançamento de esgoto na rede pública. O sistema é constituído de tubulações e equipamentos embutidos, destinados ao transporte, disposição e/ ou controle de fluxo (fluídos com sólidos em suspensão, líquidos, vapores ou gases) na edificação, conforme projetos específicos, elaborado de acordo com as normas técnicas da ABNT. Foi desenvolvido, ainda, planejamento das Vistas das tubulações, desde a etapa da construção, nesta as tubulações distribuídas nas paredes dos banheiros e cozinha foram mapeadas no momento da execução e apresentados em vistas nos anexos deste Manual. Orienta ainda, onde ficarão e como serão usados os pontos de água, além de que, manutenções devem ser executadas por profissionais habilitados, respeitando-se uma distância de segurança de cada lado (em torno de 10cm) das tubulações conforme orientações à frente neste Manual.35R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.ABASTECIMENTO DE ÁGUAO Residencial VILA ROMA dispõe de 06 (seis) reservatórios de água para consumo, sendo 01 caixa de 1000 litros para cada casa, cada caixa está situada na torre de cada unidade. O abastecimento é feito pela rede pública com hidrômetros individuais localizados no muro da frente do condomínio. Os reservatórios são caixas de Polietileno e estão localizados no alto de cada edificação.Cuidados de Uso e Manutenção Rotineira  A limpeza dos reservatórios deve ser feita somente com jato d’água de mangueira. Não se recomenda o uso de produtos químicos, pois podem prejudicar a qualidade da água e/ ou a impermeabilização aplicada;  Devem ser tomados procedimentos de segurança para acesso ao reservatório superior, principalmente por estes se situarem a uma altura considerável do solo e tais serviços deverão ser executados por pessoal especializado.IMPORTANTE: Se ocorrer interrupção no fornecimento de água pela concessionária e for verificado que o nível da caixa d’água está se esgotando, providenciar caminhão pipa para reabastecer as edificações. O esgotamento total das caixas d’água fará com que a alimentação das edificações sejam comprometidas, pois com a retomada do abastecimento normal, as mesmas poderão levar um tempo para encher novamente assim como, causar problemas de acúmulo de ar nas tubulações, desta forma prejudicando o bom funcionamento de todo o sistema. As caixas d ́água foram dimensionadas de acordo com o consumo estabelecido em projeto.NOTA: As tubulações hidráulicas são sempre entregues desobstruídas de detritos. Obras pós-entrega devem ser acompanhadas por técnicos especializados para que não ocorram danos à tubulação. De acordo com os projetos, inclusive o gabarito de VISTAS constantes no final do MANUAL é possível identificar a localização das tubulações, registros e pontos de água no interior das paredes, estabelecendo, ainda, uma margem de erro36R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.(NORMALMENTE DE: NO MÍNIMO 10CM DE UM LADO A OUTRO DO CENTRO DA TUBULAÇÃO), apontada no mapeamento denominado: “Vistas das Tubulações” constantes nos Croquis arquitetônicos no final deste Manual.REDE DE ESGOTAMENTO SANITÁRIOO “VILA ROMA” conta com coleta e lançamento de esgoto na rede pública (Concessionária), o condomínio conta com sistemas de tubulações com diâmetros estabelecidos em projetos. A rede coletora de esgoto e de águas pluviais foi executada em tubos de PVC rígido, “tipo esgoto”, ventilada para expurgo dos gases oriundos dos dejetos, eliminando o “mau cheiro”. A rede secundária coleta o esgoto proveniente dos lavatórios, dos chuveiros e das pias para as caixas sifonadas e daí para a rede primária. Os lavatórios são dotados de sifão, servindo para reter resíduos sólidos e impedir a passagem de “mau cheiro”. Os ralos ou caixas sifonadas nos banheiros servem a todos os equipamentos, exceto ao vaso sanitário, que possui sifão em sua própria estrutura e tubulação separada das demais. Todos os ralos de banheiros e varanda possuem sistema de proteção que evita que detritos maiores caiam em seu interior, entupindo-os. As prumadas das pias da cozinha são independentes e lançam os dejetos nas caixas de gordura localizadas no piso da cozinha, embaixo das pias de cozinha e bancadas. Essas caixas retêm os resíduos sólidos e orgânicos e sua limpeza e manutenções devem ser feitas de forma sistemática, a cada 03 (três) meses.ÁGUA PLUVIAL / DRENAGEMO Residencial VILA ROMA, conta ainda, com canaletas, calhas, ralos, bocas de lobo e poços de visita de águas pluviais, e estes devem ser mantidos limpos, livres de folhas, terras e objetos em geral.Cuidados de Uso e Manutenção Rotineira das Instalações Hidros sanitárias  Executar limpeza com produtos apropriados e com o auxílio de uma vassourinha nos ralos secos e sifonados;  Não jogar materiais sólidos nos ralos secos e nas caixas sifonadas;37R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA. Dejetos de animais não devem ser direcionados para os ralos;  A limpeza dos reservatórios deve ser feita somente com jato d’água de mangueira. Não se recomenda o uso de produtos químicos, pois podem prejudicar a qualidade da água e ou a impermeabilização aplicada;  Quando da limpeza, não direcionar impurezas sólidas para os ralos (varra e depois lave, pois, “varrer” com o jato d’água irá direcionar as impurezas sólidas para os ralos, ocasionando obstruções futuras nas tubulações);  Cuidar bem dos equipamentos e instalações hidráulicas evitando o desperdício de água (que reflete no valor da conta mensal) além de minimizar os riscos de alagamento e suas desagradáveis consequências;  No caso de perfuração ou danos na rede hidráulica de seu apartamento, fechar imediatamente o registro de gaveta instalado no cômodo em questão. Em seguida, efetuar o reparo necessário;  É comum o retorno de espuma no ralo próximo da rede de esgoto de máquinas de lavar roupas. O bombeamento para a rede de escoamento provoca o aborbulhamento da mistura de água e sabão, com consequente retorno de espuma. O uso de sabão próprio para máquina evita esse tipo de ocorrência. O proprietário deverá vedar com silicone ou poliuretano a mangueira da máquina de lavar roupas e ao redor do tubo de esgoto para evitar o retorno de espuma neste local;  Proceder com a limpeza periódica dos ralos, sifões das pias, tanques e caixas sifonadas;  Limpar periodicamente os ralos coletores de águas pluviais de toda a área descoberta. A obstrução desse sistema pode provocar graves transtornos;  Não jogar gordura ou resíduos sólidos nos ralos das pias ou lavatórios;  Ao instalar torneiras, chuveiros, filtros, etc., não apertar demais as peças, pois a força excessiva pode danificar o terminal da tubulação e provocar vazamentos internos;  Não subir nem usar como apoio peças, tais como, vasos sanitários, tanques, bancadas de pia e lavatórios;  Em caso de entupimento de canalizações, chamar técnico e evitar a introdução de objetos rígidos para tentar a desobstrução;38R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA. No caso de vazamento, fechar o registro geral daquele trecho e chamar técnico especializado;  Limpar todos os ralos e sifões de pias e lavatórios periodicamente, sendo conveniente que este serviço seja executado por um profissional especializado;  Jogar água nos ralos e sifões, inclusive do Lavabo, quando estes estiverem muito tempo sem uso, para evitar o mau cheiro da rede de esgoto, principalmente no verão;  O uso excessivo de detergentes nas máquinas de lavar roupas e louças pode fazer com que seus resíduos fiquem depositados nos canos, causando furos e entupimento;  Em caso de viagem prolongada, fechar os registros gerais dos banheiros;  Ao fechar as torneiras e registros de pressão dos chuveiros, lavatórios, etc., não apertar demais, pois poderá haver esmagamento da bucha de vedação. O não fechamento completo do fluxo de água e/ ou gotejamento contínuo indica a necessidade de substituição das buchas ou de problemas no sistema de vedação dos registros;  Se houver água na caixa d’água e não nas demais áreas provavelmente há algum registro fechado;NOTA IMPORTANTE: O manuseio por pessoas sem a devida experiência poderá causar danos irreversíveis ao sistema.Inspeção Prevista  Verificar o nível dos reservatórios e funcionamento das boias: a cada semana;  Verificar o funcionamento dos dispositivos: a cada semana;  Verificar o funcionamento e alternar a chave do painel elétrico de bombas, quando for o caso, para utilizá-las em sistema de rodízio, quando aplicável: a cada 15 dias;  Limpar o sistema das águas pluviais e ajuste do mesmo, em função da sazonalidade, especialmente em época de chuvas: a cada mês;  Verificar regulagem do mecanismo de descarga: a cada 06 (seis) meses;  Limpar válvulas e sifões dos tanques e pias: a cada 06 (seis) meses;  Limpar os aeradores (bicos removíveis) e o crivo do chuveiro: a cada 06 (seis) meses;  Realizar a manutenção de bombas de água, piscinas, incêndio, quando for o caso, esgotos e águas servidas: a cada 06 (seis) meses;39R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA. Verificar o funcionamento das bombas, quando for o caso (de água, incêndio, esgoto ou de águas pluviais), submersas (esgoto e águas pluviais): a cada 06 (seis) meses;  Testar a abertura e o fechamento dos registros: a cada 06 (seis) meses;  Limpar os reservatórios ou caixa d’água: a cada 06 (seis) meses;  Verificar com todas as torneiras e registros da área comum fechadas se o hidrômetro continua rodando, indicando a presença de vazamento: a cada 06 (seis) meses;  Verificar vazamentos nas torneiras e registros, inclusive chuveiro: a cada ano;  Verificar pressão e vazão da água: a cada ano;  Verificar defeito de acionamento da válvula de descarga da caixa acoplada: a cada ano;  Verificar qualidade da água (dureza e ph): a cada ano;  Verificar se existe a formação de calcário nas saídas dos tubos na caixa d’água superior indicando a presença de vazamentos;  Verificar o diafragma da torre de entrada e a comporta do mecanismo da caixa acoplada: a cada 03 (três) anos;  Verificar caxetas, anéis de vedação e estanqueidade dos registros de gaveta, evitando vazamentos: a cada 03 (três) anos;  Verificar a integridade dos suportes das instalações suspensas;  Verificar se há trincas internas ou afundamento nas laterais das caixas de esgoto em terreno natural.Garantia Declarada (Tubos, conexões e registros)  Fissuras, riscos, quebras: no ato da entrega;  Instalação: 01 (um) ano;  Vedação e funcionamento: 01 (um) ano;  Danos causados devido à movimentação ou acomodação da estrutura: 05 (cinco) anos.Perda da Garantia  Danos causados por impacto ou perfurações em tubulações, pias, tanques, sifões, etc.;  Instalação ou uso incorreto dos equipamentos;40R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.  Manobras indevidas com relação a registros, válvulas e bombas;  Se for constatado entupimento por quaisquer objetos jogados nos vasos sanitários e ralos, tais como absorventes higiênicos, folhas de papel, cotonetes e cabelos;  Se for constatada a retirada dos elementos de apoio (mão-francesa, coluna do tanque, etc.) provocando a queda ou quebra da peça ou bancada;  Se forem constatadas nos sistemas hidráulicos pressão e temperatura fora das normas (desregulagem da válvula redutora de pressão, geradores de calor, aquecedores, etc.);  Equipamentos que foram reparados por pessoas não autorizadas pelo serviço de assistência técnica;  Aplicação de peças não originais ou inadequadas ou, ainda, adaptação de peças adicionais sem autorização prévia do fabricante;  Alterações não previstas no sistema; se não forem tomados os cuidados de uso ou não forem feitas as manutenções previstas por profissional ou empresa especializada.3.7 – LOUÇAS E METAIS SANITÁRIOSOs metais e louças utilizados no Residencial VILA ROMA encontram-se listados no item Tabela dos Materiais de Acabamento, constantes do item Memorial Descritivo neste Manual.Cuidados de Uso e Manutenção Rotineira das louças sanitárias  Não jogar quaisquer objetos nos vasos sanitários e ralos que possam causar entupimento, tais como: absorventes higiênicos, folhas de papel, cotonetes, cabelos, fio dental, sabonete, fraldas descartáveis e preservativos;  Não deixar de usar a grelha de proteção que acompanha a cuba de inox das pias de cozinha;  Nunca subir ou se apoiar nas louças e bancadas, pois podem se soltar ou quebrar, causando ferimentos graves;  Não permitir sobrecarga nas louças sanitárias e sobre as bancadas;41R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA. Não utilizar desinfetantes abrasivos à base de soda cáustica nem esponjas de aço que podem danificar a superfície das louças;  Para proceder com a limpeza, utilizar-se de água e esponja macia, pano umedecido em sabão ou desinfetantes biodegradáveis.Inspeção Prevista  Verificar o estado geral das louças, tanques e pias;  Verificar vazamento das bolsas de ligação do vaso: a cada 06 (seis) meses nos 02 (dois) primeiros anos, depois a cada ano.Responsável  Profissional capacitado / empresa capacitada.Garantia Declarada  Quebras, fissuras, riscos e manchas: no ato da entrega;  Entupimentos dos vasos e sifões: 03 (três) meses;  Instalação: 01 (um) ano;  Equipamento: 01 (um) ano.Perda da Garantia  Se constatada sobrecarga e ocorrência de impactos;  Aplicação de pigmentos, solventes, ácidos ou qualquer outro material que danifique o esmalte;  Aplicação de materiais abrasivos;  Se não forem tomados os cuidados de uso ou não forem feitas as manutenções previstas por empresa capacitada.Cuidados de Uso e Manutenção Rotineira dos metais sanitários  Limpar os aeradores (bicos removíveis) das torneiras: a cada 06 meses;  Substituir os vedantes (courinhos) das torneiras, misturadores e registros de pressão: a cada ano;42R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA. Limpar os metais sanitários, ralos das pias e lavatórios com água, sabão neutro e pano macio. Nunca com esponja ou palha de aço e produtos abrasivos;  Ao instalar filtros, torneiras, etc., ter cuidado ao atarraxá-los, pois o excesso de força poderá danificar a saída da tubulação, provocando vazamentos.Inspeção Prevista  Verificar o funcionamento e integridade: a cada 06 (seis) meses;  Verificar elementos de vedação dos metais, acessórios e registros: a cada ano.Inspeção Prevista  Profissional capacitado / empresa capacitada.Garantia Declarada  Defeito do equipamento (mau desempenho): no ato da entrega;  Instalação: 01 (um) ano;  Falha de vedação: 02 (dois) anos;  Equipamentos: 01 (um) ano.Perda da Garantia  Se constatada sobrecarga e ocorrência de impactos;  Aplicação de pigmentos, solventes, ácidos ou qualquer outro material que danifique o acabamento;  Aplicação de materiais abrasivos;  Se não forem tomados os cuidados de uso ou não forem feitas as manutenções previstas por empresa capacitada.3.8 – PINTURAA pintura é composta geralmente de fundo, massa e tinta de acabamento, formando um “sistema de pintura”. Tem por finalidade dar acabamento à superfície, dando-lhe proteção, proporcionando uniformidade às superfícies em que foram aplicadas, além do conforto e43R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.beleza pela utilização de cores. As paredes e tetos no Residencial VILA ROMA receberam pinturas diferenciadas, de acordo com a sua destinação e uso, com a finalidade de facilitar a sua conservação (consultar Tabela de Materiais neste Manual).Cuidados de Uso e Manutenção Rotineira  Não é conveniente fazer retoques em pontos isolados. Se necessário, pintar toda a superfície. Para que seu imóvel mantenha uma aparência sempre nova, recomenda-se pintura global periódica;  O imóvel deve estar sempre bem ventilado para evitar o aparecimento de mofo nas pinturas, resultado da soma de umidade, calor e sombra. Em estação mais chuvosa, poderá ocorrer o surgimento de mofo, principalmente em cantos e atrás das cortinas e armários. Evitar que janelas e portas fiquem fechadas neste período;  Combater o mofo com o uso de formol ou água sanitária diluídos em água na proporção de 1:10;  Na remoção de pequenas manchas, usar um pano branco limpo e umedecido com sabão neutro. Esfregar suavemente e secar o local com pano branco seco;  Não utilizar álcool, sapólio ou removedor sobre pintura látex;  Toda vez que for realizada a repintura, deverá ser feito tratamento das fissuras;  A pintura de seu imóvel tem vida útil prevista de acordo com as manutenções existentes neste Manual. Ficar atento aos seguintes itens ao contratar serviços especializados de repintura: 1. Se a pintura estiver em bom estado (sem trincas e lascas), basta escovar a superfície eliminando a gordura e repintar as superfícies com tinta especificada na inspeção prevista; 2. Caso não esteja, deve ser removida com escova de aço, aplicada massa corrida em camadas finas e lixando-a em seguida, só então aplicar a tinta em duas ou três demãos.Inspeção Prevista  Realizar inspeção para avaliar as condições quanto a descascamento, esfarelamento e perda de cor: a cada 03 (três) anos.44R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.Responsável  Profissional capacitado / empresa capacitada.Garantia Declarada  Sujeiras, imperfeições ou acabamento inadequado: no ato da entrega;  Empolamento, descascamento, esfarelamento, alteração de cor ou deterioração de acabamento: 01 (um) ano.Perda de Garantia  Pintura realizada por profissional não especializado;  Utilização inadequada da pintura;  Lavar com jato de alta pressão;  Utilizar produtos químicos na limpeza;  Manutenção de ambientes fechados por tempo prolongado, causando exsudação;  Retirada do beiral do telhado ou componente arquitetônico com função de evitar incidência de água na fachada;  Aplicação de produtos químicos sobre a pintura;  Se não forem tomados os cuidados de uso ou não forem feitas as manutenções previstas por empresa capacitada.3.9 – PISOS E AZULEJOSAs cerâmicas e porcelanatos são materiais de formas e tamanhos variados usados na construção civil para revestimento de paredes, pisos, bancadas de ambientes internos e externos. Os revestimentos cerâmicos protegem a construção contra infiltrações externas, garantem mais conforto térmico ao interior das edificações, oferecem boa resistência às intempéries, funcionam como proteção mecânica de grande durabilidade, tem longa vida útil e são de fácil limpeza e manutenção. Os pisos do Residencial VILA ROMA encontram-se listados na Tabela dos Materiais de Acabamentos, constantes do item Memorial Descritivo neste Manual.45R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.Cuidados de Uso e Manutenção Rotineira – Revestimentos Cerâmicos (Cerâmicas / Porcelanatos)  Antes de perfurar qualquer peça, deve-se consultar os projetos elétricos e hidráulicos (nos casos de paredes) consultar ainda o projeto de “Vistas das Tubulações”, constantes na parte final deste Manual do Proprietário, para evitar perfurações em tubulações.  Para fixação de móveis ou acessórios, utilizar somente parafusos com buchas especiais, evitando impacto nos revestimentos que possam causar fissuras.  Utilizar sabão neutro para lavagem. Não utilizar produtos químicos corrosivos ou abrasivos.  Não utilizar bomba de pressurização de água na lavagem, bem como vassouras de piaçava ou escovas com cerdas duras, pois podem danificar o rejuntamento.  Evitar bater com peças pontiagudas.  Cuidado no transporte de eletrodomésticos, móveis e materiais pesados, não os arrastar sobre o piso.  Não utilize objetos cortantes ou perfurantes para auxiliar na limpeza dos cantos de difícil acesso, devendo ser utilizada escova apropriada (tipo escova de dentes).  Não raspar com espátulas metálicas, utilizar, quando necessário, espátula de PVC;  Na instalação de telas de proteção, grades ou equipamentos, não danificar o revestimento e tratar os furos com silicone ou mastique para evitar a infiltração de água;  Limpar com utilização de pano úmido.Observação: A ocorrência de alteração de tonalidades frente à umidade é permitida.NOTA: Os revestimentos cerâmicos são resultado de um processo de queima e podem ocorrer variações de tonalidades em lotes de fabricação diferentes. Com o uso, podem ocorrer alterações de tonalidades com outra nova e do mesmo lote, devido ao ataque de intempéries ou pelo uso de produtos de limpeza.46R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.Inspeção PrevistaRevestimentos Cerâmicos: (Cerâmicas / Porcelanatos)  Verificação de eflorescência, manchas e presença de peças quebradas – a cada ano.  Limpeza superficial da cerâmica aplicada nas fachadas, com a utilização de água e detergente neutro (não utilizar ácido ou qualquer produto que agrida as placas) – a cada 06 anos.Argamassa de rejuntamento:  Promover uma revisão do sistema de rejuntamento quanto à presença de fissuras e pontos falhos – a cada ano.  Aplicar protetor de superfície à base de Teflon – a cada 06 anos.Responsável  Profissional capacitado / empresa capacitada.Garantia Declarada  Peças quebradas, trincadas, riscadas, manchadas, gretadas ou com tonalidades diferentes: no ato da entrega;  Revestimentos soltos ou com desgaste excessivo que não por mau uso: 01 (um) ano;  Estanqueidade de fachadas e pisos em áreas molhadas: 03 (três) anos.Perda da Garantia  Reformas, vibrações, impactos, substituições, aplicação de revestimento sem autorização da Construtora;  Limpeza com máquina de jato de alta pressão;  Aplicação de produtos abrasivos e alcalinos;  Alteração do sistema original;  Se não forem tomados os cuidados de uso ou não forem feitas as manutenções previstas por empresa capacitada.47R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.PEDRAS NATURAIS – MÁRMORES E GRANITOSAs pedras naturais como mármores e granitos são produtos sujeitos à variação de cores e tonalidades, desenhos e/ou veios, tanto na própria pedreira, como ao longo do tempo, após o assentamento. Podem ocorrer manchas amareladas no mármore/granito devido à oxidação dos elementos ferruginosos constantes na composição da própria pedra.Cuidados de Uso e Manutenção Rotineira – revestimentos em pedra  Deve-se tomar precauções quanto à manutenção e do uso destes, prevenindo possíveis contatos com produtos químicos como solventes, ácidos, tintas e canetas tipo pincel atômico ou “hidrocor”, pois estes produtos penetram nos poros das pedras ocasionando manchas irreversíveis;  Deve-se evitar impactos diretos nestas pedras de revestimento, a fim de evitar quebras;  Não usar produtos abrasivos para limpeza, como: sapólio ou esponja de aço, pois estes produtos comprometem o acabamento / polimento das pedras;  Para evitar perfurações em tubulações, antes de perfurar qualquer peça, deve-se: consultar os Croquis e “Vistas das Tubulações” neste Manual;  Utilizar sabão neutro próprio para lavagem de pedras;  Não utilizar máquina de alta pressão para a limpeza na edificação;  Não utilizar produtos corrosivos que contenham em sua composição produtos químicos, tais como: cloro líquido, soda cáustica ou ácido muriático. Para a retirada de manchas, deverá ser contratada empresa especializada em revestimento / limpeza de pedras;  Nos procedimentos de limpeza diária de materiais polidos, sempre remover primeiro o pó ou partículas sólidas com um pano macio, ou escova de pelo nos tampos de pias e balcões. Nos pisos e escadarias, remover com vassoura de “pelo” sempre, sem aplicar pressão excessiva, para evitar riscos e desgastes precoces devido ao atrito. Em seguida, aplicar pano umedecido (sempre bem torcido, sem excesso de água) com água ou solução diluída de detergente neutro para pedras, seguida de aplicação de um pano macio de algodão para secar a superfície. Evitar a lavagem de pedras e, quando necessário, utilizar detergente específico;48R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA. Nunca tentar remover manchas com produtos genéricos de limpeza ou com soluções caseiras. Sempre que houver algum problema, procurar empresas especializadas, pois muitas vezes a aplicação de produtos inadequados em manchas pode, além de danificar a pedra, tornar as manchas permanentes;  No caso de pedras naturais utilizadas em ambientes externos, poderá ocorrer um acúmulo localizado de água em dias de chuva, em função das características das pedras utilizadas. Se necessário, remover a água com o auxílio de rodo;  Utilizar protetores de feltros e/ou mantas de borrachas nos pés dos móveis;  Evitar bater com peças pontiagudas; Cuidado no transporte de eletrodomésticos, móveis e materiais pesados. Não arrastá- los sobre o piso; Não deixar cair sobre a superfície graxa, óleo ou massa de vidro;  Não colocar vasos de planta diretamente sobre o revestimento, pois podem causar manchas;  Para a recolocação de peças, atentar para o uso correto do cimento colante para cada tipo de pedra (ex: para mármores e granitos claros, cimento ou cola branca; para ardósias, cimento ou cola específica);  No caso de fixação das pedras com elementos metálicos, não remover nenhum suporte. No caso de substituição, contatar empresa capacitada;  Em áreas muito úmidas, como banheiros, deixar sempre o ambiente ventilado para evitar o aparecimento de fungos ou bolor. Sempre utilizar produtos de limpeza específicos para pedras, que evitam a proliferação destes agentes;  Proteger a superfície da pedra contra manchamentos mediante a aplicação de hidro e óleo fugantes para pedras. Sempre que agentes causadores de manchas (café, refrigerantes, alimento, etc.) caírem sobre a superfície, procurar limpá-los com pano absorvente ou papel toalha.Inspeção PrevistaMármores e granitos  Verificação de eflorescência, manchas e presença de peças quebradas: a cada ano.49R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.Argamassa de rejuntamento  Promover revisão do sistema de rejuntamento quanto à presença de fissuras e pontos falhos: a cada ano;  Aplicar protetor de superfície à base de Teflon: a cada 06 (seis) anos.Responsável  Profissional capacitado / empresa capacitada.Garantia Declarada  Manchas causadas pela execução: no ato da entrega;  Peças quebradas, trincadas, riscadas ou falhas no polimento (quando especificado): no ato da entrega;  Peças soltas ou desgaste excessivo que não por uso inadequado: 02 (dois) anos.Perda da Garantia  Reformas, vibrações, impactos, substituições, aplicação de revestimento sem autorização da Construtora;  Aplicação de produtos abrasivos e alcalinos;  Se não forem tomados os cuidados de uso ou não forem feitas as manutenções previstas por empresa capacitada.CONCRETO POLIDO/ CIMENTADO GROSSOO piso das garagens e das áreas de circulação comuns do Residencial VILA ROMA é em concreto cimentado grosso, porém na forma de pavimentação intertravada tipo em formato de paralelepípedo. As áreas descobertas das lavanderias também são constituídas de cimentado grosso, porém na distribuição uniforme do tipo sarrafeada desempenada.Cuidados de Uso e Manutenção Rotineira  Não usar Jateadora de alta pressão. Não utilizar água sanitária.50R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.3.10 – VIDROSOs vidros utilizados no Residencial VILA ROMA estão listados no capítulo Tabela de Materiais e Acabamentos no item Memorial Descritivo, neste Manual.Cuidados de Uso e Manutenção Rotineira • Usar flanela umedecida com álcool, seguindo de flanela seca com detergente neutro e jornal seco, até que o vidro fique totalmente transparente; • Resíduos orgânicos ou gordurosos e sujeiras acumuladas, deverão: ser removidos com sabão ou detergente neutro diluídos em água; • Nunca raspar ou utilizar instrumentos cortantes para limpeza, pois podem arranhar o vidro de maneira irreversível; • Evitar impactos nos mesmos, pois podem quebrar; • No caso de trocas, substituir por outro com as mesmas características como: cor, espessura, tamanho e tipo.Inspeção Prevista • Revisar o funcionamento do sistema de molas, dobradiças, roldanas, dobradiças e guarnições dos boxes dos banheiros e das duchas da sauna (quando for o caso), por empresa capacitada: a cada ano; • Revisar as vedações e fixações dos vidros nos caixilhos: a cada ano.Responsável • Profissional capacitado / empresa capacitada.Garantia Declarada • Peças quebradas, trincadas, riscadas, manchadas ou com tonalidades diferentes: no ato da entrega; • Guarnições e acessórios: 01 (um) ano; • Instalação/fixação: especificado pelo fabricante.51R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.Perda da Garantia • Esforços não previstos; • Se forem realizadas mudanças que alterem suas características originais; • Aplicação de película que aumente a absorção de calor; • Se não forem tomados os cuidados de uso ou não forem feitas as manutenções previstas por empresa capacitada.4. Procedimentos de Emergência 4.1 SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIACurto-circuito Em caso de curto-circuito, os disjuntores do quadro de comando se desligarão automaticamente, desligando também as partes afetadas pela anormalidade. Para corrigir o sistema, basta voltar o disjuntor correspondente à posição original, mas, antes, procure verificar a causa do desligamento do disjuntor. Chame imediatamente um profissional especializado para reparar o problema.Incêndio Ao notar indícios de incêndio (fumaça, cheiro de queimado, etc.), certifique-se do que está queimando e da extensão do fogo, sempre a uma distância segura. Ligue para o corpo de bombeiros pelo número 193. O combate a pequenos incêndios deverá ser feito com extintores, observando-se o material em combustão, vide os itens 3.4 e 3.5 na parte de (Automação e Instalações Elétricas), neste Manual, em caso de não saber manusear os extintores, saia do local imediatamente, fechando as portas e janelas atrás de si, sem trancá-las, desligando a eletricidade e alertando os demais moradores. Não tente salvar objetos – a sua vida é mais importante.52R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.Perfuração em tubulação hidráulica Fechar os registros de gaveta que se localizam nas paredes, estes podem ser identificados com auxílio do gabarito hidráulico “Vistas das Tubulações”, constantes dos anexos no final deste Manual, em caso de continuar o vazamento, fechar o registro do hidrômetro do imóvel, lembrando que este está situado na parte externa do condomínio, junto ao muro. Para esgotar a água existente na tubulação, abra novamente as torneiras e registros de pressão do ambiente, mantendo fechados os registros de gaveta do apartamento, providenciando, em seguida, um bombeiro hidráulico para fazer o conserto. Ao fechar o registro situado no hidrômetro, a alimentação de água de todos os cômodos situados no imóvel será interrompida, assim que houver o esgotamento do volume da caixa d’água.Portão eletrônico – abertura manual Em caso de defeito no funcionamento dos portões e ou interfones, solicitar, providências junto ao síndico, quando for o caso, para que as providências sejam tomadas e o interfone e ou portões possam ser abertos e fechados manualmente, dando normalidade ao acesso junto ao condomínio.Vazamentos ou entupimentos em tubulação de esgoto No caso de algum vazamento detectado em seu imóvel ou área externa, solicitar ao proprietário do imóvel em questão ou ao síndico, quando for o caso, para uma revisão nos rejuntes e uma vistoria nos aparelhos sanitários, caixas sifonadas, gorduras e canaletas, que esta seja feita por um bombeiro hidráulico, para detectar o problema e, em seguida, reparar os vazamentos.NOTA IMPORTANTE: Observe atentamente as “Vistas de Tubulações”, projetos, plantas e esquemas localizados nos anexos, na parte final deste manual respeitando uma margem de segurança de pelo menos 10 centímetros de cada lado das tubulações, pontos de água e registros, a fim de se evitar perfurar o encanamento. Lembre-se de que os encanamentos que passam por uma parede hidráulica, mostrada no banheiro, na cozinha, etc., também estão passando por esta mesma parede na área seca vizinha. Nas colocações dos53R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.armários e outros acessórios, tomar todos os cuidados possíveis, como por exemplo, usar limitador de broca e não ultrapassar dois centímetros de profundidade.5. Memorial DescritivoATENÇÃO:Lembre-se de que os encanamentos que passam por uma parede hidráulica, mostrada nos banheiros, na cozinha, etc., também estão passando por esta mesma parede na área seca vizinha. Nas montagens dos móveis, definir onde serão fixados os quadros, prateleiras, varal de roupa, colocações dos armários, etc., tomar todos os cuidados possíveis.E AGORA? ONDE POSSO FURAR? Primeira coisa a se fazer antes de sair furando as paredes sem saber onde realmente estas podem ser furadas é: consulte as Vistas de Tubulações constantes deste Manual! No caso como o imóvel é novo, recém-entregue pela construtora, você receberá este material como parte deste Manual que nada mais é que um esboço contendo todas as vistas das paredes onde se encontram as tubulações hidráulicas. Mostra onde pode furar e onde não pode, devido à passagem das tubulações recomendamos ainda a observância de uso das informações constantes do item 3.6 (Instalações Hidros sanitárias) deste Manual do Proprietário.TABELA DE MATERIAIS DE ACABAMENTOSSegue abaixo tabela contendo os materiais utilizados nas obras do Residencial VILA ROMA, bem como os tipos de acabamentos e suas devidas marcas e características construtivas:54R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA. TABELA 3 – MATERIAIS DE ACABAMENTOAMBIENTES PISO/RODAPÉS/ BANCADAS/SOLEIRASPAREDES/ MUROS/PEITORIS TETOSala de Estar/ Jantar / CirculaçãoPiso: Porcelanato marca Portobello 60x60cm Bianco Covelano; Rodapé: Portobello Bianco Covelano 10cm; Soleiras: Granito Verde UbatubaParede revestida reboco massa corrida e gesso; pintura acrílica, branca Coral Rende Muito Peitoris: Granito Verde UbatubaTeto: Revestimento gesso massa corrida e pintura acrílica na cor branca marca Coral Rende MuitoQuartosPiso: Porcelanato marca Portobello 60x60cm Bianco Covelano; Rodapé: Portobello Bianco Covelano 10cm; Soleiras: Granito Verde UbatubaParede revestida com reboco, massa corrida e gesso; pintura acrílica na cor branca marca Coral Rende Muito. Peitoris: Granito Verde UbatubaTeto: Revestimento gesso massa corrida e pintura acrílica na cor branca marca Coral Rende MuitoBanheirosPiso: Porcelanato marca Portobello 60x60cm Bianco Covelano; Soleiras: Granito Verde Ubatuba.Parede: revestimento Parede: Porcel. Portobello Glacier White 30x60cm; Peitoril Verde UbatubaTeto gesso e pintura acrílica na cor branca marca Coral Rende MuitoCozinhaPiso: Porcelanato marca Portobello 60x60cm Bianco Covelano; Soleiras: Granito Verde UbatubaParede: revestimento Parede: Porcel. Portobello Glacier White 30x60cm; Massa acrílica e pintura acrílica na cor branca, marca Coral Rende muito – Peitoril Granito Verde Ubatuba.Teto: Gesso, massa acrílica e pintura acrílica na cor branca marca Coral Rende MuitoÁrea Privativa / Área ServiçoPiso: Cimentado grosso (desempenado) e na varanda da frente Piso: Porcelanato marca Portobello 60x60cm; Soleiras: Granito Verde Ubatuba.Parede revestida com argamassa e pintura Emborrachada, marca Coral.Cobertura: Telhados das casas: colonial cerâmica “vermelha” Monte Carmelo, na área ao lado (Frente porta vidro) e na varanda frontal, exceto na casa 01e 02 com cobertura só na parte da varanda frontal; Área de serviço de todas as residências sem teto.55R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA. MATERIAIS DE ACABAMENTO INSTALAÇÕES HIDRÁULICASAMBIENTES LOUÇAS E BANCADAS METAISBanheirosBancada de Granito natural na cor Verde Ubatuba – Cuba de louça Pergamon marca Celite – Bacia sanitária Pergamon com caixa acoplada marca Celite Ecoflush 3,6 litros. Assentosanitário almofada marca Incepa.Registros em metal cromado marca Docol linha Lóggica; Torneira Docol mesa Linha Lóggica.Cozinha Bancada de Granito natural na cor Verde Ubatuba – Cuba deAço Inox Tecnocubas 58x35x18Registros em metal cromado Docol linha Lóggica; Torneiras em metal Mesa Bica alta Docol linha GaliESQUADRIAS DE MADEIRAAMBIENTES PORTAS FERRAGENS Entrada Social/Entrada serviçoPorta de pranchetas madeira Almofada madeira Tauari 80x210cm, marco e Alizares de madeira Angelin, pintura:verniz filtro solar natural CoralFechaduras e dobradiças inox crome da marca PadoQuartosPorta de pranchetas madeira Angelin 70x210cm, marco e Alizares de madeira Angelin, pintura: verniz filtro solarnatural CoralFechaduras (Internas) e dobradiças inox crome marca PadoBanheirosPorta de pranchetas madeira Angelin 60x210cm, marco e Alizares de madeira Angelin, pintura: verniz filtro solarnatural CoralFechaduras (WC) e dobradiças inox crome da marca PadoSala Estar (p/ garagem) Porta de Correr tipo Blindex com vidro liso Incolor 8mm Vidro incolor Temperado 8mmESQUADRIAS DE ALUMÍNIOAMBIENTES JANELAS VIDROS Sala Estar e cozinha Janela Tipo Blindex de correr com vidro liso Incolor 8mm Vidro incolor Temperado 8mm Quartos Janela Tipo Blindex de correr com vidro Incolor 8mm. Vidro incolor Temperado 8mm Banheiros Janela Tipo Blindex de correr com vidro Incolor 8mm. Vidro Temperado Pontilhado 8mm56R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA. MATERIAIS DE ACABAMENTO INSTALAÇÕES ELÉTRICASAMBIENTES TOMADAS INTERRUPTORES PLAFONNo imóvel Tomadas marca Tramontina Interruptores marca TramontinaPlafons com Lâmpada de led Phillips, na área externa luminárias tipo TartarugaFonte: NF contabilidade da Construtora6. Certificado de GarantiaA construtora R2 Construtora e Incorporadora Ltda, garante ao proprietário deste imóvel localizado no Residencial VILA ROMA, situado na Rua das Pitangas, n° 59, no Bairro Vista da Serra, na cidade de Diamantina, estado de Minas Gerais, quanto à: Qualidade dos materiais utilizados no empreendimento; perfeição na instalação desses materiais; resistência, durabilidade e estabilidade da construção, conforme as condições gerais estabelecidas na página seguinte do presente certificado.Nos termos da NBR 5674/12, Manutenção de Edificações – Procedimentos da Associação Brasileira de Normas Técnicas, o proprietário é responsável pela manutenção preventiva da sua unidade e corresponsável pela realização e custeio de manutenção preventiva e inspeções das áreas comuns, obrigando-se a permitir o acesso do profissional destacado pela Construtora para proceder às vistorias técnicas necessárias, sob pena de perda da garantia.Todos os componentes de seu imóvel necessitam de manutenção periódica. Da mesma forma, todo e qualquer componente danificado ou quebrado deve ser substituído imediatamente, de forma a assegurar as garantias dos demais itens e componentes. Assim o proprietário se obriga a efetuar a manutenção preventiva e corretiva do imóvel, sob pena de perda da garantia, conforme citado acima.57R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.É importante esclarecer que as garantias legais e mesmo aquelas que a Construtora faz questão de assumir não são aplicáveis se o imóvel, suas partes, componentes e acessórios tiverem sido sujeitos à utilização inadequada, negligência, acidente, ou tenham sido oriundos de serviços de terceiros de modo que estejam afetadas suas especificações básicas.6.1 GARANTIASDEFINIÇÕES Manutenção: conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes constituintes para atender as necessidades e segurança de seus usuários.Manutenção Corretiva: manutenção efetuada após a ocorrência de uma falha, realizada para corrigir as causas e efeitos de ocorrências constatadas, destinando-se a recolocar o componente em condições de executar sua função requerida.Manutenção preventiva: manutenção efetuada em intervalos predeterminados, conforme critérios prescritos. É realizada para manter o equipamento ou instalação em condições satisfatórias de operação, destinando-se a reduzir a possibilidade de falha ou degradação natural do desempenho do componente, bem como prevenir contra ocorrências adversas.Manutenção rotineira: manutenção efetuada juntamente com os cuidados de uso e realizada pelo próprio usuário durante a utilização do produto. Visa manter o equipamento ou instalação em condições satisfatórias de operação, destinando-se a reduzir a possibilidade de falha ou degradação natural do desempenho do componente, bem como prevenir contra ocorrências adversas.Vícios aparentes: são aqueles de fácil constatação, detectados na vistoria para recebimento do imóvel.58R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.Vícios ocultos: são aqueles não detectáveis no momento da entrega do imóvel e que podem surgir durante a sua utilização regular.Vida útil: intervalo de tempo ao longo do qual a edificação e suas partes constituintes atendem aos requisitos funcionais para os quais foram projetadas, obedecidos os planos de operação, uso e manutenção previstos.GarantiaNos contratos de empreitada de edifícios, o empreiteiro de materiais e execução, neste caso a R2 Construtora e Incorporadora Ltda., responderá, durante o prazo irredutível de cinco anos, pela solidez e segurança do trabalho, assim em razão dos materiais, como do solo. Este prazo de garantia legal, que no caso dos edifícios é também chamado de garantia quinquenal, refere-se exclusivamente aos casos de solidez e segurança da edificação, ou seja, ocorrências que possam causar ameaça a integridade física de pessoas.O Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC) estabeleceu uma relação entre fornecedores e consumidores no setor da construção civil. Segundo seu artigo 18, os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.Ainda segundo o CDC, são apresentados na tabela a seguir os prazos para reclamação do proprietário por vícios aparentes e ocultos. É importante ressaltar que prescreve em cinco anos a pretensão à reparação pelos danos causados por produtos e serviços.59R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA. TABELA 4 – TIPOS DE VÍCIOSTIPO DE VÍCIO PRAZO PARARECLAMAÇÃO CONTAGEM DO PRAZO Aparente 90 dias Inicia-se a partir da entrega do imóvel Oculto 90 dias Inicia-se a partir do momento em que fica evidenciado ovício ocultoFonte: Manual SINDUSCON.Responsabilidades da Construtora  Fornecimento do Manual do Proprietário, desenvolvido em conformidade com a NBR 14037:98, bem como o esclarecimento para o uso correto da edificação, objetivando atender às expectativas previstas de durabilidade e desempenho durante sua vida útil;  Fornecimento do termo de garantia, constando os prazos de garantia e manutenções preventivas a serem feitas na unidade, visando a minimização de custos com a manutenção corretiva;  Prestação do serviço de assistência técnica, desde que dentro dos prazos de garantia e realizadas todas as manutenções previstas, reparando, sem ônus, os vícios ocultos e aparentes dos serviços, respeitados os prazos legais para reclamação já citados anteriormente;  Prestação do Serviço de Atendimento ao Cliente para orientações e esclarecimentos de dúvidas, referentes às revisões e manutenções preventivas e garantia.Responsabilidades do proprietário  Cumprir as instruções de uso constantes no Manual do proprietário;  Efetuar a manutenção preventiva do imóvel conforme as orientações constantes neste Manual do Proprietário;  Respeitar os cuidados de uso e a realização das manutenções rotineiras descritas neste Manual do Proprietário;  Ser o responsável pela realização da manutenção preventiva de sua unidade, e corresponsável pela manutenção preventiva do conjunto da edificação;60R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA. Contratar empresa ou profissional qualificado e credenciado pela construtora para execução dos serviços de manutenção preventiva e inspeções;  Permitir o acesso do profissional credenciado pela construtora e/ou incorporadora, para proceder às vistorias técnicas necessárias;  No caso de revenda, o proprietário se obriga a transmitir as orientações sobre o adequado uso, manutenção preventiva, inspeções e garantia do seu imóvel ao novo condômino, entregando os documentos e manuais correspondentes;  Cumprir os prazos previstos no CDC para a comunicação de vícios construtivos;  Solicitar o serviço de assistência técnica da construtora, desde que dentro dos prazos de garantia e realizadas todas as manutenções e inspeções previstas no Manual do Proprietário quando verificada a existência de vícios ocultos ou aparentes dos serviços, respeitados os prazos legais para reclamação já citados anteriormente;  Manter atualizado o Manual do Proprietário, quando da realização de modificações na edificação;  Registrar as manutenções e inspeções, constando data e responsável.Perda de Garantia  Se durante o prazo de vigência da garantia não for observado o que dispõe este Manual do Proprietário no que diz respeito à manutenção preventiva correta;  Se durante o prazo de vigência da garantia não forem tomados os cuidados de uso e realizadas as manutenções rotineiras, por profissional /empresa habilitados, descritas neste Manual do Proprietário;  Se, ocorrer qualquer caso fortuito, ou de força maior, que impossibilite a manutenção da garantia concedida;  Se houver danos por mau uso, ou não se respeitar os limites admissíveis de sobrecarga nas instalações e estruturas;  Se o proprietário não permitir o acesso do profissional destacado pela construtora e/ou incorporadora, às dependências de sua unidade, para proceder à vistoria técnica;  Se forem identificadas irregularidades na vistoria técnica e as devidas providências sugeridas não forem tomadas por parte do proprietário ou condomínio;61R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA. Danos e defeitos ocasionados pelo desgaste natural das peças e por fenômenos meteorológicos, naturais ou por agressão de agentes químicos e incêndios e ainda se não forem observados os prazos legais para a comunicação do vício ao construtor.No Tópico 03 (três), (Sistema, Usos e Manutenções), foram apresentadas ainda as relações de perda de garantias, bem como os prazos para cada sistema construtivo juntamente com as condições de perda de garantia, estas foram explicitadas e deverão ser levadas em consideração juntamente com as condições já anteriormente relatadas.Figura 01: Logo Placa de Obra62R2 CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.7. Contatos e Assistência7.1 – CONTATOS IMPORTANTESTABELA 5 – CONTATOS IMPORTANTESNOME CARGO / FUNÇÃO CONTATO TELEFÔNICO
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